Tendência para o Setor de TI em 2015

Qual a tendência para o setor de TI em 2015?

faltam-profissionais-de-ti

Talvez você já tenha ouvido falar que sobram vagas e faltam profissionais no mercado de tecnologia, mas como ir atrás dessas oportunidades? E como se manter atualizado numa área que muda o tempo todo, e principalmente, quais os ramos que merecem uma maior atenção?

Definitivamente o mercado de TI está mudando, o setor continua super aquecido, sobram vagas, porém, faltam profissionais qualificados, essa realidade é ainda mais forte nos países subdesenvolvidos como o Brasil.

Enquanto que no resto do mundo tem-se o mercado de TI crescendo no mesmo ritmo do PIB dos países, na América Latina e nos países emergentes, o mercado de TI cresce de uma maneira até mais intensa que o crescimento do PIB. Esse cenário se deve ao fato de que, diferentemente dos Estados Unidos ou da Europa, na América Latina, as empresas tem muito espaço para ganhar em produtividade e eficiência com o uso da tecnologia.

setor-tiSegundo o IDC, atualmente no Brasil, a maior demanda por profissionais, além dos desenvolvedores de aplicativos móveis, é na área de Big Data e Analytics, essas são as áreas mais promissoras para 2015. Atualmente, os dados não estruturados em massa são utilizados principalmente para corrigir problemas existentes, e a perspectiva é de que mudanças tornem a área de TI ainda mais produtiva.

O que deve vir pela frente é o uso do Big Data para se criar novas soluções e produtos, e se vender novas coisas de uma maneira diferente. Essa área intensa de uma massa volumosa de dados, é algo que deve observar um crescimento de demanda intenso, além de haver grande carência de profissionais para executar tais funções.

O que realmente mudou nos últimos anos é o perfil requerido para o profissional de sucesso que atue com TI. Hoje, para crescer profissionalmente é preciso expandir os horizontes e ir além da tecnologia nua e crua. O que se busca hoje é um profissional que consiga colocar a tecnologia e o negócio em si dentro de um mesmo plano.

A verdade é que o profissional de TI ver se tornando um agente transformador de negócios ,no passado, o profissional da área de tecnologia vinha sempre em segundo lugar, sempre depois, normalmente alguém tinha uma grande ideia e a função do pessoal de TI era fazer essa ideia funcionar, mas  aparentemente essa dinâmica está com os dias contados, o profissional de hoje pode ser visto como parte do negócio, vale dizer que a ideia, a mudança e o negócio em si muita das vezes nascem a partir da tecnologia construída para o próprio negócio.

São esses profissionais com foco na inovação, no diferente e principalmente na criatividade puxada pela tecnologia que as empresas estão de olho para os cargos mais altos. O profissional para evoluir, também necessita desenvolver suas habilidades pessoais e de gestão, não adianta apenas ser um excelente programador.

Segundo os especialistas, essas habilidades vão além de cursos e especializações, sabe-se que a tecnologia evolui a passos largos e rápidos, sendo assim, o profissional de TI precisa estar sempre antenado e se atualizado o tempo todo.

O principal, além da atualização constante, é a vontade de mudar e de fazer a diferença, são para esses profissionais com cabeças mais abertas e em busca de novos horizontes que estão disponíveis as melhores oportunidades. Como era de se esperar, não é fácil encontrar profissionais assim no mercado, e para quem está na área e deseja crescer, algumas dicas são muito valiosas.

Dicas para um profissional de TI crescer na profissão

1) Ter um comportamento muito aberto, se aproxime das pessoas e do negócio em si.

2) Tente entender qual o contexto que a tecnologia está operando.

3) Olhe também para fora da empresa.

4) Não só veja como fazer o melhor, mas como também fazer o diferente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *