É Possível Criar um Blog de Graça?

É possível ter um blog profissional sem gastar nada?

criar-um-blog-de-graca

Um questionamento muito recorrente é quanto à possibilidade de se ter um blog profissional, sério e de qualidade utilizando-se apenas recursos gratuitos da internet.

Pode-se afirmar que a grande maioria dos usuários que mantêm blogs na internet fazem uso de recursos inteiramente gratuitos. As plataformas Blogger e Blogspot são exemplos de serviços 100% gratuitos, desenvolvidas e mantidas pela Google, e que atualmente estão entre as preferidas dos blogueiros que não querem ter custos para manterem seus espaços virtuais. Entretanto, uma preocupação que se torna premente à medida em que o blog experimenta um crescimento constante é quanto à possibilidade de se manter a qualidade sem grandes custos financeiros adicionais.

Pequeno investimento para ter um blog profissional

É recomendável que haja um pequeno gasto, na verdade, um pequeno investimento, necessário para que se mantenha o nível de profissionalismo desse espaço virtual. Entretanto, mesmo esses pequenos investimentos, por serem insignificantes diante da vantagem que proporcionam, não chegam a descaracterizar totalmente a gratuidade do blog.

Personalizar um layout existente muitas vezes apresenta-se muito mais vantajoso e de menor custo do que contratar um web designer para criá-lo a partir de um conceito ou ideias de um grupo de pessoas.

Os layouts também são encontrados de forma gratuita aos montes na internet. Vale à pena dedicar um tempo na busca de um que tenha mais a ver com o nicho ou tipo de conteúdo do blog, sem esquecer de considerar também os gostos e exigências do público-alvo dessas publicações.

É importante que se diga que a qualidade de um blog está diretamente vinculada ao layout utilizado, sem esquecer também de sua estrutura geral de conteúdo. Também é importante salientar que o conteúdo não se limita necessariamente aos textos, vídeos, arquivos e imagens que são postados, uma vez que se trata de toda a estrutura que sustenta esse conjunto de elementos citados.

Domínio próprio

dominio-e-hospedagemUm investimento que deve ser necessário, independente do proprietário do blog querer ou não contratar um web designer para desenvolver ou personalizar um layout, é a contratação de um domínio próprio, que nada mais é do que alugar um endereço específico em servidores .com, .com.br, entre outros. O custo para o aluguel anual de um domínio varia de R$ 15,00 a R$ 40,00. Possuir um domínio próprio confere mais seriedade e comprometimento, além de profissionalismo, ao blog.

Ferramentas gratuitas

Dessa forma, os demais investimentos se situam no âmbito da dedicação e da busca por bom conteúdo. É plenamente possível manter um blog de alta qualidade e bem profissional com investimentos irrisórios, utilizando-se de ferramentas gratuitas disponibilizadas na internet, melhorando a qualidade do conteúdo, registrando o domínio através do aluguel de endereço personalizado e contratação de hospedagens de baixo custo, mas que atendam às necessidades do projeto. Clique a seguir para ver uma lista com as melhores hospedagens da web, e aprender os pontos a serem levados em conta na hora da contratação de uma hospedagem.

Pode-se afirmar que conseguir atingir esse patamar de profissionalismo e qualidade reconhecidos com investimento zero é impossível, porém, é possível a consecução disso com investimentos insignificantes, se comparados ao possível retorno financeiro advindo desses pequenos dispêndios. Portanto, pensar e repensar a estrutura do blog de modo a torná-lo profissional é fundamental para conferir uma boa e respeitada imagem ao blogueiro e ao seu conteúdo.

Para aprender mais sobre como montar um blog, clique no link a seguir: quero criar um blog. Trata-se de um site interessante que traz diversos artigos sobre assuntos relacionamentos a montagem, configuração e manutenção de blogs, útil principalmente para iniciantes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *