Dicas para Melhorar a Memória

Como fazer a memória funcionar melhor

Uma das reclamações mais recorrentes nos consultórios médicos, feita por pessoas das mais diferentes idades, em todas as partes do Brasil diz respeito á falta de memória, ou seja, a perda da capacidade de memorização. A razão desse tipo de problema ter crescido se deve a vários fatores complexos característicos da atual sociedade.

Como melhorar o desempenho cerebral

O exercício de uma determinada função cerebral aumenta significativamente a chance dela se mostrar mais efetiva em médio prazo. Como uma das funções complexas do sistema nervoso, a memória pode ser melhorada através do tempo. Nesse ponto, entra em ação um conceito muito interessante e moderno: a ginástica cerebral.

Para que serve a ginástica cerebral

De acordo com o conceito de ginástica cerebral, as pessoas devem realizar com certa frequência atividades que exijam bastante da memória, e com isso, ela melhorará com o passar do tempo.

como-ter-uma-boa-memoria

Ao realizar exercícios específicos que estimulam o uso da memória, o indivíduo estará compensando a falta de desafios mentais reinante nos dias de hoje.

Texto relacionado: descubra o melhor curso de memorização e concentração.

A ginástica cerebral não é nenhum método complexo que esteja sendo desenvolvido em algum centro de excelência em neurociência. Na verdade, ela consiste em introduzir no dia a dia algumas atividades que demandem raciocínio lógico, memorização, e outras habilidades cognitivas, a fim de tornar nosso cérebro azeitado, ou seja, alcançar sua máxima potencialidade.

Como evitar a perda de memória

Em vez de escrever a lista de itens que devem ser comprados no supermercado, é preferível tentar decorá-la. Em vez de escrever todos os números telefônicos dos contatos, é recomendável decorar aqueles que sejam mais utilizados.

Se o indivíduo não quiser decorar a lista do supermercado ou dos telefones, ele poderá procurar exercitar sua memória por meio do estudo, adquirindo novos conhecimentos. O que ele não poderá fazer é deixar de usar sua memória, pois isso gradativamente irá provocar a deterioração dessa função. As pessoas perdem sua memória pois o cérebro passa a dar cada vez menos importância a funções pouco utilizadas.

O cérebro é uma máquina muito potente e complexa. Contudo, para que ele exerça suas funções na máxima potencialidade, primeiro é preciso que elas estejam bem definidas e sejam recorrentes. Portanto, só existe uma maneira de não perder memória: usá-la.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *