Concursos para TI

TI para concursos

concursos-tiA área de TI (Tecnologia da Informação) está apresentando um crescimento cada vez mais significativo na área pública. Existem diversos órgãos que estão contratando funcionários para ocupar vagas relacionadas ao segmento de TI. As pessoas que pertençam à área de tecnologia devem ficar atentas, já que existem vários concursos abertos.

Português para concursos

Ao abordarmos a língua portuguesa de forma integrada, demonstrando que ela não é opressiva, e que, na verdade, ela precisa ser compreendida, certamente acabamos chamando a atenção das pessoas. É interessante e instigante falar sobre concordância e regência, por exemplo, temas que não deixam de estarem interligados ao cotidiano de todos.

Muitas escolas ainda priorizam o hábito de decorar a língua portuguesa, em vez de pautar o ensino pela compreensão do idioma. Isso ocorre porque provavelmente o método se torna mais fácil para o professor e até para o próprio aluno. É possível dizer que há, inclusive, uma cumplicidade nesse âmbito caracterizada pelo ensino do professor e consequente “fingimento” de aprendizado por parte do aluno, que apenas decora alguns itens.

A chamada “decoreba” dificilmente surte qualquer efeito diante de, por exemplo, um concurso público, pois, ao menos as provas elaboradas pelas grandes bancas, buscam o raciocínio, a língua integrada, e interação entre os conteúdos. Daí a razão de haver tantos problemas de se conceber a língua como algo ruim, triste e enfadonho. As escolas tendem a isolar os assuntos, em vez de correlacioná-los.

O concurseiro precisa estar atento a tudo, ou seja, ele não pode ser seletivo. Em outras palavras, não se deve examinar o edital e estudar apenas um ponto, uma vez que é essencial priorizar a gramática como um todo. Certamente, alguns assuntos são mais cobrados que outros. A parte correspondente à sintaxe é sempre muito densa e cobrada. Desse modo, é preciso que o aluno esteja muito atento às regras da concordância, regência, emprego do acento grave, e a pontuação.

Todos esses temas sempre estarão em pauta nos concursos públicos, pois são assuntos ligados ao cotidiano. Lembrando que o concurso público é uma seleção de profissionais que ocuparão um determinado cargo de um determinado órgão, este tende a buscar candidatos que saibam trabalhar bem a língua, afinal, muitas vezes o candidato será responsável por redigir uma lei ou um ofício. Por isso, é extremamente importante que ele saiba trabalhar a pontuação, por exemplo. Portanto, todos os assuntos citados precisam ser constantemente revistos.

Feira da Carreira Pública

É essencial que existam eventos voltados ao concurso público, principalmente pela própria mentalidade do evento. Esses encontros são fundamentais para os candidatos que “respiram” concurso público o tempo todo, pois acabam se transformando no auge do processo. Na Feira da Carreira Pública é possível trocar experiências, observar diversas oportunidades para estudar para o concurso público, além de conhecer cursos e os livros mais importantes em se tratando desse tipo de prova. Fazendo uma analogia com um jogo de futebol, é muito mais emocionante assistir a um jogo dentro de um estádio do que através de um televisor. O mesmo se aplica a uma feira voltada ao concurso público, pois o candidato deve vivenciar o evento ao máximo.

A Feira da Carreira Pública é de suma importância porque é um evento que reúne grandes ideias, palestrantes e concurseiros, contribuindo muito para o aluno, que tem à disposição palestras sobre técnicas de estudo e memorização, por exemplo. Assim, a iniciativa acaba elevando o nível dos candidatos, além de mostrar-lhes a existência de vários recursos que podem torná-los servidores públicos. Em resumo, o evento mostra qual é o caminho a ser seguido para quem quer ser servidor público.

Por isso, a respectiva feira deve se repetir sempre, tamanha a importância para a sociedade de uma forma geral. Todas as pessoas que desejam ser servidores públicos deveriam frequentar o evento, nele muitas delas tomam conhecimento, por exemplo, de cursos online, ótima solução para quem não tem condições de se deslocar até uma unidade física. Enfim, a informação é um item muito valioso, e é o que não falta na Feira da Carreira Pública.

Clique a seguir para ver mais notícias sobre concursos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *